16/11/12

Desista de desistir


Eu desisto fácil. Minto, eu tenho vontade de desistir fácil. Para quem pensa muito, esta é recompensa. Pensar demais faz desistir. E não é preciso nenhum teste cientifico para a gente saber disso, né? Felizmente - ou infelizmente, ainda não sei bem se hei-de levar isto para o lado bom ou mau - tem sempre alguma esperança que me faz continuar a lutar, mesmo que dois minutos antes me estivesse a conformar que era hora de partir, que era hora de baixar as armas e ser derrotada. O problema - ou a solução - é que a gente para desistir, tem que desistir a dois. Senão o caso não fica resolvido. Certo? Eu passo a explicar: quando temos alguém do nosso lado, alguém com compromisso - note-se - não é fácil fugir, não é fácil desistir, não é fácil mandar tudo a baixo de braga e ter coragem de virar as costas. Primeiro, porque se gosta - normalmente - e segundo, porque por mais que digamos que vamos desistir e que estejamos conscientes e fortes o suficiente para, se o outro vier de mansinho e pedir para ficarmos, fazendo as promessas do costume e dizendo que tudo vai melhorar logo logo, a gente volta e com toda a esperança renovada. É essa a cruel verdade. Raramente alguém desiste quando tem alguém ainda a lutar. Por mais certo que seja. Por mais que a gente saiba que não dá. Sempre existe aquela vontade de tentar outra vez. E aí começa a depositar a vontade de dar certo em tudo, nem que jogue mil moedas na fonte. Nem que se faça promessas aqueles santinhos todos que existem na mente das pessoas. Tudo vale, desde que a vontade de tentar, a esperança de conseguir que dê certo esteja lá. Acho que a gente, quando está neste estado caótico que é o amor, quando já não tem mais por onde lhe pegar, começar a acreditar em tudo o que está para além do nosso alcance, da nossa compreensão - na minha opinião - da nossa verdade. E esquecemos-nos que somos nós próprios que nos temos que esforçar para ficar tudo bem. Esquecemos-nos que somos nós mesmos que temos que lutar para as coisas melhorarem. Esquecemos-nos que temos que desistir de desistir se queremos mesmo alguma coisa. Que sem o nosso suor, o nosso esforço, as nossas lágrimas, as nossas insónias, não há desejo que se concretize só porque pedimos à estrela cadente que caiu quando fomos levar o lixo à rua. Não há nada que dê certo só porque a Nossa Senhora de Fátima ouviu a oração e decidiu que devemos mesmo ir de joelhos até lá para agradecer. Eu sempre desisti fácil por dois ou três minutos. Mas sempre havia aquele "se ele enviar eu não respondo" que falhava. Pf, covarde. É, sou covarde. Por todas as vezes em que disse a mim mesma "eu amo-me" e me desiludi quando descobri que amava mais quem estava do meu lado. Quando olhei para o espelho e me vi a desistir de mim, para conseguir lutar por tudo o resto que eu admirava e me orgulhava tanto por ter perto. É muito importante a gente saber que não pode desistir. A gente não pode desistir da gente. A gente não pode desistir de ninguém. A gente não pode desistir de nada. Mesmo que já não insista. Todo o Mundo que eu deixei para trás, só quero que eles saibam que o meu abraço pode ser tornada a 2º casa deles se assim eles quiserem. Porque eu não desisti. Mesmo de toda aquela gente que desistiu de mim. Mais amor, por favor. "Desistir não é opção".





com todo o meu coração , bé

Sem comentários:

Enviar um comentário